10 anos da Academia Itabaianense de Letras

Na noite do último dia 3, deste corrente fevereiro a Academia Itabaianense de Letras comemorou seu décimo aniversário.

Como de praxe, a solenidade ocorreu no Plenário da vetusta Câmara Municipal de Itabaiana e, além do aniversário do sodalício propriamente dito, houve também a comemoração ao Centenário da Professora Maria Thetis Nunes.

Ainda sob o clima pós pandemia e sua asfixiante desmobilização, contudo a evento foi muito bem concorrido, contando com quase metade dos membros da academia, parte considerável do Movimento Cultural Maria Pereira e convidados ilustres que lotaram a assistência.

O confrade Antônio Francisco de Jesus, ocupante da Cadeira 6, patrocinada pelo padre Boaventura de Oliveira, deu início às atividades comemorativas, ao fazer um breve histórico das realizações e impacto sociocultural de nosso Sodalício nestes últimos 10 anos.

Centenário de Thetis Nunes

Tendo como uma das patronesses, precisamente a da Cadeira 27, a ilustre serrana, professora e historiadora, a Mestra Maria Thetis Nunes – a Sergipana do Século XX – nada mais justo que houvesse o registro devido da faustosa data, de fato ocorrida em 06 de janeiro.

E para registrar, ninguém melhor que a também Mestra Maria Nele dos Santos Ribeiro, biógrafa da homenageada, que veio com farta documentação sobre o que significa o nome de Thetis Nunes para a Educação e o pensar sergipanos, quiçá nacional, discorrendo todo o conteúdo numa gostosíssima palestra.

Homenagens Especiais

Como de costume, foram homenageados com Moções três personagens de relevante importância, para a Academia Itabaianense de Letras como também para cultura itabaianense e sergipana. A própria palestrante da noite, a professora Maria Nele dos Santos Ribeiro; o ex-distribuidor de revistas e jornais, João Fernandes de Araújo, popular João de Holanda; e o professor José Taurino Duarte, grande incentivador, propagador e distribuidor de peças culturais, especialmente livros e mídia digital.

Compuseram a mesa, Domingos Pascoal de Melo, grande incentivador do surgimento de academias; o Diretor do Campus Alberto Carvalho (UFS-Itabaiana), Victor Hugo Vitorino Sarmento; o Diretor Regional de Educação (DR3) Gladston dos Santos, a palestrante convidada, Professora Maria Nele dos Santo Ribeiro e a confreira e Presidenta, Josevanda Mendonça Franco, que presidiu a solenidade.

Antes do encerramento, porém, a macadêmica (do MOCMAP) Tainah recitou uma bela poesia de sua autoria, homenageando a Academia, que retribuiu em aplausos para ela, também aniversariando; também dez anos.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑